quinta-feira, 19 de abril de 2012

Projeto - As nascentes e os reservatórios de água no Distrito de Tanques – Poço Dantas/PB.



As nascentes e os reservatórios de água no Distrito de Tanques – Poço Dantas/PB.


PROJETO


  1. Identificação

Tema: As nascentes e os reservatórios de água no Distrito de Tanques – Poço Dantas/PB.
Nome da escola: EMEIF José Pereira de Queiro.
Local: Distrito de Tanques – Poço Dantas/PB.

  1. Definição do tema

Com esse trabalho envolvendo os diretores de escolas, coordenadores, professores, alunos e pais será feito um mapeamento das nascentes de água existentes no Distrito de Tanques – Poço Dantas/PB, verificar como essa água está sendo armazenada e consumida pela papulação.


  1. Justificativa
Partindo do pressuposto de que a água é um bem de valor importante e que a população precisa consumi-la, faz-se necessário estudar quais as formas de armazenamento, distribuição e manuseio adequado, a fim de conscientizar toda a comunidade escolar e as autoridades de que o oferecimento inadequado e/ou precário traz consequências graves para toda a população.

  1. Objetivos

  • Envolver toda a comunidade escolar projeto “ As nascentes e os reservatórios de água no Distrito de Tanques – Poço Dantas/PB”;
  • Mapear as nascentes de águas localizadas no Distrito de Tanques – Poço Dantas/PB;
  • Mapear os reservatórios de água da comunidade;
  • Identificar se a água oferecida à comunidade é de boa qualidade;
  • Identificar as formas de manuseio da água nos reservatórios de água da comunidade;
  • Observar se os canais que dão acesso aos reservatórios estão em boas condições;
  • Debater com o diretor, coordenador, professores, funcionários e alunos sobre a importância e o cuidado que devemos cultivar com a água;
  • Propor questionamentos, discussões com as autoridades a fim de elaborar um projeto em parceria com a União, Estado e Município para construção de um sistema de tratamento de água que atenda as necessidades da comunidade;
  • Debater com os agricultores sobre os prejuízos que o assoreamento, através do desmatamento, causa a população;
  • Buscar parceria com a Secretaria de Agricultura visando oferecer aos agricultores palestras sobre desenvolvimento sustentável;
  • Buscar parceria com a Secretaria de Saúde visando oferecer informações necessárias sobre fungos, bactérias, vermes, etc.
  • Despertar no aluno o espírito de criticidade para com as questões ambientais de sua região e/ou comunidade;






  1. Disciplinas envolvidas

  • Língua portuguesa;
  • Matemática;
  • História;
  • Geográfica;
  • Ciências;
  • Inglês;
  • Artes;
  • Educação física

  1. Metodologia

O projeto será desenvolvido em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Agricultura, a RESAP e toda a comunidade escolar. Além das parcerias que darão vigor ao projeto, o trabalho dos professores e alunos enriquecerão ainda mais as ações, onde será de incumbências deles a coleta dos dados concretos como: fotos e relatórios das visitas as nascentes de água, reservatórios e demais locais que estão no roteiro das visitas. Nas visitas os alunos conhecerão de perto a problemática enfrentada no dia a dia e que, muitas vezes passa por desapercebida, uma vez que, a população não tem o conhecimento sistematizado para conhecer tamanho problema. Sendo assim, esse trabalho torna-se importante e prazeroso nem só para os educadores, mas também, para a população que conhecerá de perto características peculiares da comunidade em que está inserida, e saber que é possível conviver no semiárido de forma sustentável tomando medida eficazes a médio e longo prazos.


7. CRONOGRAMA
Mês
Maio
Junho
Julho/agosto
Visitas as nascentes (aguadas) (Registrar - fotos e filmagens) – 4 visitas ao mês – cada professor com sua turma (escolher áreas de nascentes de água localizada em Tanques).


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Palestras (Registrar – fotos e filmagens) – 2 palestras
Dia 16/o5/2012 – Professor Lamarck
DIA 23/O5/2012 – Coord. Pedagógico.



X

Culminância do projeto – 1ª semana de agosto – convidados:
Apresentação dos trabalhos produzidos pela escola.
  • Toda a comunidade escolar;
  • Secretários ;
  • Autoridades.




X

Obs.: Na culminância será apresentados os trabalhos que foram desenvolvidos durante o projeto, contando com a integração da comunidade e família.




  1. BIBLIOGRAFIA

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