PROJETO
- IDENTIFICAÇÃO
ESCOLA:
EMEIF Agrimar Peixoto LOCAL: São João Bosco – Poço
Dantas/PB.
NÍVEL
DE ABRANGÊNCIA: Ensino Fundamental I e II.
- DEFINIÇÃO DO TEMA
Projeto “Criação
de galinha capoeira no semi – árido”.
- JUSTIFICATIVA
O projeto de educação para a
convivência com o semi-árido: “Criação de Galinhas”
surgiu da necessidade que a escola sente em refletir sobre a vida no
semi-árido, apontando soluções de convivência, buscando promover
o desenvolvimento humano sustentável, sensibilizando os alunos,
pais, funcionários e comunidade local para que tenham novas atitudes
e contribuam para modificar positivamente as condições de vida,
trabalho e renda das pessoas que convivem nesta comunidade.
- OBJETIVO
- Sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade civil da importância da “Criação de Galinhas” como fonte de renda e melhoria da qualidade de vida;
- Despertar nas familías o interesse pela a criação de galinhas, pois, essa atividade é entre muitas, uma das possibilidades de conviver no semi-arido de forma sustentável podendo essa prática contribuir para o desenvolvimento econômico local;
- Garantir aos interessados elaboração de projetos produtivos;
- Garantir o acompanhamento técnico especializado ao “Projeto Criação de Galinhas” para os pais e mães que dispertarem o interesse pela prática;
- Acompahar o manejo das instalações a fim de orientar os produtores com relação a sanidade animal;
- Dar suporte aos criadores através da Secretaria de Agricultura no tocante a comercialização do produto produzido;
- Oportunizar aos produtores alternativas para conviver de forma sustentável no semi – árido.
- CONTEÚDOS
- Língua portuguesa;
- Matemática;
- História;
- Geografia;
- Ciências;
- Educação física;
- Inglês;
- Artes
- METODOLOGIA
Para alcançar o
público-alvo do projeto, que é a comunidade de são João Bosco –
Poço Dantas/PB, será realizada “Entrevistas” nos
domicílios a fim de que a população conheça o “Projeto
Criação de Galinhas Capoeira”
e saibam da sua importância e benefícios para quem desejar
participar ativamente do projeto. Outra estratégia que será
adotada será “palestras”, com
coordenador pedagógico, professores e um profissional da Secretaria
de Agricultura, a fim de esclarecer aos produtores interessados
sobre a importância e os beneficio da criação de galinhas
capoeiras.
- SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Sugerimos aqui algumas atividades:- Português, Arte:
Produções de textos ; Paródias; Poemas; Charges Tirinhas
Interpretação de letras de músicas relacionadas à vida do campo;
Peças teatrais; Dinâmicas; Painéis; Danças; Murais; Entrevistas e
etc. Desenhos; Pinturas. - Matemática Problemas relacionando
quantas galinhas por metro quadrado, preço do kg da galinha; O que é
hectare? Quantidade de animais por área. Medidas, peso; Gráficos e
tabelas. - História, Geografia, Ciências Tipos de raças de
galinhas; Tipos de solo; Áreas próprias para a criação; Época
época de vacinação, da abate; Formas de manejo, etc. Tipos de
instalações; Albuns com fotos etc. Oficina sobre Gripi aviaria.
8. RECURSOS UTILIZADOS
- Panfletos;
- Cartazes;
- Computador;
- Projetor de imagem;
- Banner;
- Faixas.
- CRONOGRAMA
Mês
|
Abril
|
Maio
|
Junho
|
Entrevistas
(Registrar - fotos e filmagens) – 4 visitas ao mês – cada
professor com sua turma (escolher produtores rurais para responder
a entrevista).
|
X
|
||
Palestras (Registrar – fotos e
filmagens) – 2 palestras
Dia 17/o5/2012 – Técnico da
EMATER
DIA 24/O5/2012 – Coord.
Pedagógico.
|
X
|
||
Culminância do projeto –
22/06/2012
Apresentação dos trabalhos
produzidos pela escola.
|
X
|
Obs.: Na culminância será apresentados os trabalhos que foram
desenvolvidos durante o projeto, contando com a integração da
comunidade e família.
- BIBLIOGRAFIA
Nenhum comentário:
Postar um comentário