Rotina do "Coordenador Pedagógico" - Allisson Ruy dos Santos Tomé.
HORÁRIO DE TRABALHO
COORDENADOR PEDAGÓGICO: Allisson Ruy dos Santos Tomé
LOCAIS: EMEIF José Pereira de Queiroz
EMEIF Agrimar Peixoto
EMEIF João Cesário
TERÇA - FEIRA
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MANHÃ: 07h00min às 11h00min - EMEIF José Pereira de Queiroz
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TERÇA - FEIRA
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TARDE: 13h00min às 17h000min - EMEIF Agrimar Peixoto
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QUINTA - FEIRA
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MANHÃ: 07h00min às 11h00min - EMEIF Agrimar Peixoto
EMEIF João Cesário
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QUINTA - FEIRA
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TARDE: 13h00min às 17h000min - EMEIF José Pereira de Queiroz
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Allisson Ruy dos Santos Tomé
Coordenador pedagógico
Poço Dantas/PB, 06 de março de 2012.
ROTINA DE TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO
COORDENADOR PEDAGÓGICO: Allisson Ruy dos Santos Tomé
LOCAIS: EMEIF José Pereira de Queiroz
EMEIF Agrimar Peixoto
EMEIF João Cesário
1
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Elaboração do planejamento anual
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2
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Participação nas reuniões administrativas
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3
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Orientação em conjunto e individual
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4
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Auxílio e vistoria nas avaliações
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5
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Acompanhamento e avaliação dos planos
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6
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Participação nas reuniões de Pais e Professores
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Orientação, acompanhamento e auxílio aos alunos
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8
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Reuniões pedagógicas
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9
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Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais
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Diálogos individuais
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11
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Conversas informais
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Estudos, pesquisas e seleção de conteúdos
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13
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Orientação e acompanhamento no preenchimento dos diários de classe
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Identificação das prioridades de cada turma
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Observação e assistência contínua
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Allisson Ruy dos Santos Tomé
Coordenador pedagógico
Poço Dantas/PB, 06 de março de 2012.
Plano de Ação da "Coordenação Pedagógica”.
INTRODUÇÃO
A maneira como o coordenador pedagógico estabelece suas práticas vinculadas a um trabalho pautado na inter-relação entre aluno-professor-coordenador pedagógico, aliada a uma dinâmica ativa e coerente constituiu-se num resultado cujas linhas norteadoras apresentarão argumentos necessários para um desenvolvimento eficaz em todo fazer pedagógico da instituição.
JUSTIFICATIVA
O conjunto de formas que visam o desenvolvimento do processo didático e do conhecimento que se ensina, aprende e (re)constrói na escola, requer do Coordenador Pedagógico atitudes que influenciem hábitos de estudos, leituras e debates coletivos, costumes esses que articulados com o conhecimento cientifico, fixam bases, encaminhamentos e concepções do ato educativo de ensinar e aprender, caracterizando assim o perfil adequado da escola e do conhecimento que deve ser abordado. Portanto, a função e/ou a “missão” do Coordenador Pedagógico, requer dele, uma visão apurada dos fundamentos, princípios e conceitos do processo didático. Tornando possível o desenvolvimento do currículo da escola, garantindo eficiência e desempenho do trabalho didático-pedagógico e, sobretudo, galgando melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Este Plano tem como principal função orientar e avaliar todas as atividades que permeiam a instituição escolar, dinamizando, facilitando e esclarecendo a atuação da coordenação pedagógica, junto à comunidade escolar.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver e estabelecer atitudes conscientes visando traduzir o novo processo pedagógico em curso na sociedade, efetivando ações que garantam e construa alternativas que valorizem a educação e que ela cumpra efetivamente seu papel a serviço do desenvolvimento de relações democráticas, proporcionando a comunidade escolar uma educação de qualidade e formando formar cidadãos críticos e sabedores de seus direitos e deveres.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Participação ativa da elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar na qual está inserido;
• Orientar e acompanhar a seleção e adoção do material pedagógico juntamente com o corpo docente da unidade escolar;
• Planejar, juntamente com cada docente, as atividades e avaliações dos processos de ensino e aprendizagem;
• Analisar periodicamente os resultados dos processos pedagógicos e sugerir alternativas para sua adequação;
• Coordenar a elaboração e aplicação de Planos de Aula e de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão;
• Planejar e coordenar as reuniões de caráter pedagógico;
• Elaborar e programar os horários de aula, projetos e demais atividades curriculares e extracurriculares;
• Discutir, elaborar e intervir nos processos de prática docente e aproveitamento escolar;
• Analisar os documentos de alunos recebidos por transferência (histórico escolar, ementas, fichas individuais) para as avaliações e adequações necessárias;
• Elaborar e coordenar programas de adaptação e dependência de alunos, bem como aproveitamento de estudos e os estudos de recuperação;
ATIVIDADES
• Elaboração do planejamento anual;
• Participação nas reuniões administrativas;
• Reuniões para elaboração dos planos;
• Orientação em conjunto e individual;
• Auxílio e vistoria nas avaliações;
• Acompanhamento e avaliação dos planos;
• Participação nas reuniões de Pais e Professores;
• Orientação, acompanhamento e auxílio aos alunos;
• Reuniões pedagógicas;
• Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais;
• Observação e assistência contínua;
• Diálogos individuais;
• Conversas informais;
• Estudos, pesquisas e seleção de conteúdos;
• Orientação e acompanhamento no preenchimento dos diários de classe;
• Identificação das prioridades de cada turma;
METODOLOGIA DE TRABALHO
O método de trabalho é simples, dinâmico, democrático, cooperador e de acordo com as necessidades apresentadas, colaborando com os professores na procura de meios e fins para melhor aprendizagem e formando um trinômio indispensável: aluno-professor-coordenador, e procurando a Filosofia Educacional como forma de organização para atingir os objetivos e procurando obter adesão e colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho de equipe.
AVALIAÇÃO
• A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de;
• Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;
• Observação direta e indireta de todas as atividades desenvolvidas;
• Visitas, Conversas, Fichas de acompanhamento; Levantamentos estatísticos;
• Reflexão e conclusão, Análise dos dados coletados.
PERÍODO DE EXECUÇÃO
Durante todo ano letivo de 2011.
CONCLUSÃO
A efetivação dos objetivos deste plano, a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o processo dos alunos não dependem somente da atuação do coordenador Pedagógico, mas também, de todo o corpo docente, funcionários e dos responsáveis pelos alunos desta instituição.
Sendo assim, faz-se necessário unir forças e responsabilidades a fim de fortalecermos os laços de afetividade, respeito e confiança para que todos se sintam Sujeito dentro do processo educativo.
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