Material pedagógico abordado nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2012
- Apresentação do plano de ação do coordenador pedagógico;
- Reavaliação dos PPP's;
- Slide sobre PPP;
- Reavaliação de regimento escolar;
- Vídeos motivacionais;
- Slides motivacionais.
- Cuide do seu falar (slide virtual)
- Professores apaixonados (slide virtual)
- Voo dos gansos (slide virtual)
Plano de Ação da "Coordenação Pedagógica”.
INTRODUÇÃO
A maneira como o coordenador pedagógico estabelece suas práticas vinculadas a um trabalho pautado na inter-relação entre aluno-professor-coordenador pedagógico, aliada a uma dinâmica ativa e coerente constituiu-se num resultado cujas linhas norteadoras apresentarão argumentos necessários para um desenvolvimento eficaz em todo fazer pedagógico da instituição.
JUSTIFICATIVA
O conjunto de formas que visam o desenvolvimento do processo didático e do conhecimento que se ensina, aprende e (re)constrói na escola, requer do Coordenador Pedagógico atitudes que influenciem hábitos de estudos, leituras e debates coletivos, costumes esses que articulados com o conhecimento cientifico, fixam bases, encaminhamentos e concepções do ato educativo de ensinar e aprender, caracterizando assim o perfil adequado da escola e do conhecimento que deve ser abordado. Portanto, a função e/ou a “missão” do Coordenador Pedagógico, requer dele, uma visão apurada dos fundamentos, princípios e conceitos do processo didático. Tornando possível o desenvolvimento do currículo da escola, garantindo eficiência e desempenho do trabalho didático-pedagógico e, sobretudo, galgando melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Este Plano tem como principal função orientar e avaliar todas as atividades que permeiam a instituição escolar, dinamizando, facilitando e esclarecendo a atuação da coordenação pedagógica, junto à comunidade escolar.
OBJETIVO GERAL
Desenvolver e estabelecer atitudes conscientes visando traduzir o novo processo pedagógico em curso na sociedade, efetivando ações que garantam e construa alternativas que valorizem a educação e que ela cumpra efetivamente seu papel a serviço do desenvolvimento de relações democráticas, proporcionando a comunidade escolar uma educação de qualidade e formando formar cidadãos críticos e sabedores de seus direitos e deveres.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (Papel do Coordenador)
· Participar da elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar na qual está inserido;
· Orientar e acompanhar a seleção e adoção do material pedagógico juntamente com o corpo docente da unidade escolar;
· Planejar, juntamente com cada docente, as atividades e avaliações dos processos de ensino e aprendizagem;
· Analisar periodicamente os resultados dos processos pedagógicos e sugerir alternativas para sua adequação;
· Coordenar a elaboração e aplicação de Planos de Aula e de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão;
· Planejar e coordenar as reuniões de caráter pedagógico;
· Elaborar e programar os horários de aula, projetos e demais atividades curriculares e extracurriculares;
· Discutir, elaborar e intervir nos processos de prática docente e aproveitamento escolar;
· Analisar os documentos de alunos recebidos por transferência (histórico escolar, ementas, fichas individuais) para as avaliações e adequações necessárias;
· Elaborar e coordenar programas de adaptação e dependência de alunos, bem como aproveitamento de estudos e os estudos de recuperação;
ATIVIDADES
· Elaboração do planejamento anual;
· Participação nas reuniões administrativas;
· Reuniões para elaboração dos planos;
· Orientação em conjunto e individual;
· Auxílio e vistoria nas avaliações;
· Acompanhamento e avaliação dos planos;
· Participação nas reuniões de Pais e Professores;
· Orientação, acompanhamento e auxílio aos alunos;
· Reuniões pedagógicas;
· Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais;
Observação e assistência contínua;
· Diálogos individuais;
· Conversas informais;
· Estudos, pesquisas e seleção de conteúdos;
· Orientação e acompanhamento no preenchimento dos diários de classe;
· Identificação das prioridades de cada turma;
METODOLOGIA DE TRABALHO
O método de trabalho é simples, dinâmico, democrático, cooperador e de acordo com as necessidades apresentadas, colaborando com os professores na procura de meios e fins para melhor aprendizagem e formando um trinômio indispensável: aluno-professor-coordenador, e procurando a Filosofia Educacional como forma de organização para atingir os objetivos e procurando obter adesão e colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho de equipe.
AVALIAÇÃO
· A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de;
· Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;
· Observação direta e indireta de todas as atividades desenvolvidas;
· Visitas, Conversas, Fichas de acompanhamento; Levantamentos estatísticos;
· Reflexão e conclusão, Análise dos dados coletados.
PERÍODO DE EXECUÇÃO
Durante todo ano letivo de 2011.
CONCLUSÃO
A efetivação dos objetivos deste plano, a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o processo dos alunos não dependem somente da atuação do coordenador Pedagógico, mas também, de todo o corpo docente, funcionários e dos responsáveis pelos alunos desta instituição.
Sendo assim, faz-se necessário unir forças e responsabilidades a fim de fortalecermos os laços de afetividade, respeito e confiança para que todos se sintam Sujeito dentro do processo educativo.
DINÂNICA DE GRUPO
01. Nome
02. Apelido
03. Idade
04. Estado civil
05. Composição familiar
06. Graduação/Escola
07. Um esporte
08. Um lazer
09. Uma qualidade
10. Um defeito
11. Uma alegria
13. Um sonho
14. Um medo
15. Uma esperança
02. Apelido
03. Idade
04. Estado civil
05. Composição familiar
06. Graduação/Escola
07. Um esporte
08. Um lazer
09. Uma qualidade
10. Um defeito
11. Uma alegria
13. Um sonho
14. Um medo
15. Uma esperança
Nenhum comentário:
Postar um comentário