sábado, 10 de março de 2012


Material pedagógico abordado nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2012

  1. Apresentação do plano de ação do coordenador pedagógico;
  2. Reavaliação dos PPP's;
  3. Slide sobre PPP;
  4. Reavaliação de regimento escolar;
  5. Vídeos motivacionais;
  1. Slides motivacionais.
  • Cuide do seu falar (slide virtual)
  • Professores apaixonados (slide virtual)
  • Voo dos gansos (slide virtual)
 




Plano de Ação da "Coordenação Pedagógica”.  

 

 INTRODUÇÃO

A maneira como o coordenador pedagógico estabelece suas práticas vinculadas a um trabalho pautado na inter-relação entre aluno-professor-coordenador pedagógico, aliada a uma dinâmica ativa e coerente constituiu-se num resultado cujas linhas norteadoras apresentarão argumentos necessários para um desenvolvimento eficaz em todo fazer pedagógico da instituição.

JUSTIFICATIVA

O conjunto de formas que visam o desenvolvimento do processo didático e do conhecimento que se ensina, aprende e (re)constrói na escola, requer do Coordenador Pedagógico atitudes que influenciem hábitos de estudos, leituras e debates coletivos, costumes esses que articulados com o conhecimento cientifico, fixam bases, encaminhamentos e concepções do ato educativo de ensinar e aprender, caracterizando assim o perfil adequado da escola e do conhecimento que deve ser abordado. Portanto, a função e/ou a “missão” do Coordenador Pedagógico, requer dele, uma visão apurada dos fundamentos, princípios e conceitos do processo didático. Tornando possível o desenvolvimento do currículo da escola, garantindo eficiência e desempenho do trabalho didático-pedagógico e, sobretudo, galgando melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Este Plano tem como principal função orientar e avaliar todas as atividades que permeiam a instituição escolar, dinamizando, facilitando e esclarecendo a atuação da coordenação pedagógica, junto à comunidade escolar.


 OBJETIVO GERAL

Desenvolver e estabelecer atitudes conscientes visando traduzir o novo processo pedagógico em curso na sociedade, efetivando ações que garantam e construa alternativas que valorizem a educação e que ela cumpra efetivamente seu papel a serviço do desenvolvimento de relações democráticas, proporcionando a comunidade escolar uma educação de qualidade e formando formar cidadãos críticos e sabedores de seus direitos e deveres.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS (Papel do Coordenador)

·         Participar da elaboração, execução e avaliação do Projeto Político Pedagógico da unidade escolar na qual está inserido;
·         Orientar e acompanhar a seleção e adoção do material pedagógico juntamente com o corpo docente da unidade escolar;
·         Planejar, juntamente com cada docente, as atividades e avaliações dos processos de ensino e aprendizagem;
·         Analisar periodicamente os resultados dos processos pedagógicos e sugerir alternativas para sua adequação;
·         Coordenar a elaboração e aplicação de Planos de Aula e de Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão;
·          Planejar e coordenar as reuniões de caráter pedagógico;
·         Elaborar e programar os horários de aula, projetos e demais atividades curriculares e extracurriculares;
·         Discutir, elaborar e intervir nos processos de prática docente e aproveitamento escolar;
·         Analisar os documentos de alunos recebidos por transferência (histórico escolar, ementas, fichas individuais) para as avaliações e adequações necessárias;
·         Elaborar e coordenar programas de adaptação e dependência de alunos, bem como aproveitamento de estudos e os estudos de recuperação;

ATIVIDADES

·         Elaboração do planejamento anual;
·         Participação nas reuniões administrativas;
·         Reuniões para elaboração dos planos;
·         Orientação em conjunto e individual;
·         Auxílio e vistoria nas avaliações;
·         Acompanhamento e avaliação dos planos;
·         Participação nas reuniões de Pais e Professores;
·         Orientação, acompanhamento e auxílio aos alunos;
·         Reuniões pedagógicas;
·         Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais;
             Observação e assistência contínua;
·         Diálogos individuais;
·         Conversas informais;
·         Estudos, pesquisas e seleção de conteúdos;
·         Orientação e acompanhamento no preenchimento dos diários de classe;
·         Identificação das prioridades de cada turma;


 METODOLOGIA DE TRABALHO

O método de trabalho é simples, dinâmico, democrático, cooperador e de acordo com as necessidades apresentadas, colaborando com os professores na procura de meios e fins para melhor aprendizagem e formando um trinômio indispensável: aluno-professor-coordenador, e procurando a Filosofia Educacional como forma de organização para atingir os objetivos e procurando obter adesão e colaboração de todos os elementos, desenvolvendo assim, um verdadeiro trabalho de equipe.

 AVALIAÇÃO

·         A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.
                               Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de;
·         Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;
·         Observação direta e indireta de todas as atividades desenvolvidas;
·         Visitas, Conversas, Fichas de acompanhamento; Levantamentos estatísticos;
·         Reflexão e conclusão, Análise dos dados coletados.


 PERÍODO DE EXECUÇÃO

Durante todo ano letivo de 2011.



 CONCLUSÃO

A efetivação dos objetivos deste plano, a melhoria do processo ensino-aprendizagem e o processo dos alunos não dependem somente da atuação do coordenador Pedagógico, mas também, de todo o corpo docente, funcionários e dos responsáveis pelos alunos desta instituição.
Sendo assim, faz-se necessário unir forças e responsabilidades a fim de fortalecermos os laços de afetividade, respeito e confiança para que todos se sintam Sujeito dentro do processo educativo.


DINÂNICA DE GRUPO
01. Nome
02. Apelido
03. Idade
04. Estado civil
05. Composição familiar
06. Graduação/Escola
07. Um esporte
08. Um lazer
09. Uma qualidade
10. Um defeito
11. Uma alegria
13. Um sonho
14. Um medo
15. Uma esperança




Nenhum comentário:

Postar um comentário